segunda-feira, 21 de junho de 2021

A primeira compra no Japão... pelo Buyee.

 No último mês eu resolvi jogar a toalha e gastar meu suado dinheiro com itens de anime direto do Japão. Conheci o Buyee porque pesquisei sobre uma revista de video-game bem antiga que só estava disponível lá, e o motivo eu logo descobri: o Buyee é um site parceiro do Mercari, uma espécie de feira virtual do Japão. Pode-se dizer que é o OLX japonês. O problema do Mercari é que ele não aceita fazer vendas com sites proxy, exceto com seu parceiro Buyee e alguns outros sites menores (por enquanto).

Então lá fui eu pro Buyee comprar a tal da revista, e de quebra ganhei um cupom de 3,000 yenes pra gastar aonde? No Mercari! Foi a chance perfeita de comprar a revista, que custava pouco mais de 2,000 yenes. Quando ela chegou no armazém do Buyee, tomei o primeiro baque: tinha que escolher um frete pro Brasil e todas as opções eram caríssimas. Acabei mandando a coitada da revista por frete marítimo, totalizando cerca de 3,200 yenes a compra inteira (revista + taxas do Buyee + frete internacional). Nada mal, mas só vai chegar daqui a alguns meses. O barato sai caro. Vou atualizar este post quando receber a revista. (Atualização 06/09/2021: acabei de retirar a revista do centro de distribuição dos Correios. Chegou tudo certo.)

Porém a revista de video-game não foi a única coisa que eu comprei naquela primeira leva de compras do Japão. Eu ainda era muito besta na época e não conhecia direito os serviços do Buyee, e logo descobri sobre o Package Consolidation Service (serviço de consolidação de pacotes). Os caras cobram 500 yenes pra colocar uma caixa dentro da outra. Como eu já estava de olho em um conjunto de figures que juntos custavam 2,666 yenes, fiquei com bastante raiva de ter perdido a oportunidade de enviar os figures e a revista juntos. Mas logo os figures se tornariam um problema totalmente diferente.

Paguei pelos figures, alguns dias depois eles chegam no armazém. Por ser carga frágil e eu saber que o Buyee cobra 1,500 yenes por Protective Packaging (embalagem de proteção), botei na cabeça a ideia de que eu devia mandar por avião. Não façam isso. Figures são frágeis, sim, porém a caixa e o blister são proteção mais que suficiente para os seus bonecos. Mandar figure por navio é seguro sim, salvo a remota possibilidade de amassar alguma caixa.

Pois é, o desgraçado do frete da DHL foi 7,337 yenes e, unido ao preço dos figures + taxas do Buyee, deu mais de 10,000 yenes essa compra toda. Quando chegou no Brasil, a DHL me mandou e-mail pedindo meu CPF, que não consta no meu perfil do Buyee. Dica: escreva seu CPF no campo do endereço se couber. Senão vai ter que entrar em contato com a alfândega depois.

O contato por e-mail não teve resposta e eu tive que ligar pra unidade da DHL de São Paulo, que era onde estava minha encomenda. Só assim resolvi a questão do CPF, no dia seguinte ao que recebi a notificação. Recomendo que mandem qualquer informação que eles peçam depressa, ou vai arriscar devolver sua encomenda.

Como essa encomenda era uma verdadeira caixa de Pandora, os problemas continuavam surgindo. Dessa vez foram os impostos. Imposto sobre importação + ICMS do RJ + Taxa administrativa de 90 reais da DHL. É isso mesmo, o total do frete da DHL que você vê no Buyee não inclui essa taxa. Foi uma surpresa muitíssimo agradável...

Já que eu não tinha escolha, tive que pagar os impostos e a taxa, o que deu mais de 600 reais. Combinado com o que eu já tinha pago no Japão, a encomenda em geral custou quase 1.200 reais. Uma única compra no Buyee quase zerou meu saldo bancário. A encomenda chegou na minha porta. Abri, admirei, pensei nas despesas. Jurei nunca mais fazer isso.

Mas se isso fosse verdade eu não teria este blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fim do From Japan e White Rabbit Express

 É isso aí, amigos. Dois dos maiores proxies de compras japonesas vão passar por um rebranding. From Japan vai ser desativado, e a partir do...